Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Por que gerenciar o tempo é tão importante?

Por que gerenciar o tempo é tão importante?
26 de abril de 2016 admin

Você provavelmente tentou alguma vez gerir o seu tempo de alguma determinada forma — baixando algum aplicativo, tentando controlar quanto tempo dormir, etc. Mas se você não souber o real valor que existe atrás desta atividade, não haverá app que lhe ajude, pois a natureza humana requer motivação para continuar uma certa atividade e torná-la um hábito.

Motivação x inspiração

Antes de entrar de cabeça no valor que existe em gerenciar o seu tempo, vamos primeiro rapidamente lembrar da diferença entre motivação e inspiração.

1 auKPV6dx1DHjeAdlQBk3sg

Lembra quando você viu aquele filme, leu aquele livro ou viu aquela palestra motivacional e saiu “motivado”, bem na verdade você saiu inspirado.

A inspiração é algo passageiro, que acontecem após sermos exposto a algum evento que acaba gerando este sentimento que é capaz de dar aquela ligada na gente, mas depois de algum tempo acaba se esvaindo. E se estamos procurando algo firme para mudar nossas vidas, não podemos ficar dependente de algo que é volátil.

1 OId2upABpy0wPSlSZEzezg

A confusão causada entre estas duas palavras pode acabar gerando um sentimento de frustração, uma vez que um indivíduo acaba se motivando em algo passageiro que acaba não gerando resultado em longo prazo.

Mas afinal o que é motivação? Sabe quando um aluno do ensino médio acorda cedo em um domingo de manhã para estudar para o vestibular? Isso é motivação. Ou seja você fazer uma determinada ação, motivado por um resultado.

Agora que você já sabe a diferença, deixa eu te inspirar um pouco

As vezes nos sentimos ineficiente, com se nosso tempo diário fosse pouco para fazer tantas atividades, como por exemplo acabar aquele relatório que o chefe mandou, almoçar com aquela paquera, tentar acompanhar o jogo da champions, finalizar aquele trabalho da faculdade, assistir um episódio de Game of Thrones e ainda acompanhar a política.

Muitas vezes nos pegamos pensando que 24h são pouco tempo para tantas atividades, e que as vezes estamos sobre carregados. Mas você já parou pra pensar como deve ser a vida do Mark Zuckerberg? Ou melhor, como o Obama consegue comandar os EUA e ainda passar tempo com a família?

Bem, existe uma coisa comum entre eles, o respeito enorme pelo tempo. Todas as pessoas que são lideres ou protagonista de suas vidas, tem em mente que a moeda mais valiosa do mundo é o tempo, uma vez que todo mundo acorda com a mesma quantidade todo dia, e cabe a elas saber como gerenciar suas finanças temporais.

1 wfg974yhsYzWGUrZyhrhiA

“Imagina que existe um banco, que todas as manhãs adiciona à tua conta 86.400.

Esse estranho banco, ao mesmo tempo, não transfere o teu saldo de um dia para o outro: todas as noites apaga da tua conta o saldo que você não gastou.

O que você faria?…
Imagino que retiraria todos os dias a quantidade que não tinhas gasto, não?
Pois bem: todos nós temos esse banco: o seu nome é tempo.
Todas a manhãs, esse banco adiciona à tua conta pessoal 86.400 segundos.
Cada noite esse banco retira da tua conta e dá como perdida qualquer quantidade desse saldo que você não transformou em algo proveitoso.
Este banco não arrasta saldos de um dia para o outro,não permite acumulações.
Todos os dias abre para você uma nova conta. Cada noite elimina os saldos do dia anterior.
Se não utilizas o teu saldo diário só você tem a perder, não você não tem uma segunda hipótese de utilizar o que sobra.
Não existe reforço do saldo diário:
Você deve viver o presente com o saldo de hoje.
Por isso, um bom conselho é que deves utilizar o teu tempo de forma a obter
o melhor em saúde, felicidade e êxito.
O relógio segue a sua marcha… Utiliza o máximo do teu dia.
Para entender o valor de um ano,pergunta a um estudante que repetiu o curso…
Para entender o valor de um mês,pergunta a uma mãe que olha para um bebê prematuro…
Para entender o valor de uma semana,pergunta ao editor de um semanário…
Para entender o valor de uma hora,pergunta aos amantes que esperam para se encontrar…
Para entender o valor de um minuto,pergunta ao viajante que perdeu o avião…
Para entender o valor de um segundo,pergunta a uma pessoa que esteve a ponto de ter um acidente…
Para entender o valor de uma milésima de segundo,pergunta ao desportista que ganhou uma medalha de prata nas olimpíadas…

Valorize cada momento que você tem! E valorize mais, porque você deve dividir com alguém especial, especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você.

Ontem é história. Amanhã é um mistério. Hoje é um presente. É por isso que é chamado de presente. “

Bem, mas como vou me motivar ?

Agora que eu já te dei aquele gás inicial (inspiração), vamos para o real motivo pelo qual você deve começar a gerenciar o seu tempo. Mas antes vou começar monstrando o meu motivo para gerenciar meu tempo todos os dias.

Bem, eu penso em ter uma família no futuro, mas sou meio workaholic, ou seja, baseado na média das pessoas, balancear o tempo entre trabalhar em algo que deixe um legado no mundo e acampar em no Parque Nacional de Yosemite com a minha futura família pode ser um desafio, por isso eu procuro me educar a partir de hoje, com o objetivo de ser mais produtivo, consegui finalizar meus trabalhos diários de formar rápida e com isso alocar mais tempo para outras atividades.

Mas vamos voltar a falar de você … para ser bem sincero, me desculpe, eu não sei o que vai te motivar a gerenciar o seu tempo, pois existe milhares de atividades que você pode querer fazer e milhares de sonhos que você quer realizar. Mas calma, eu disse que não sei o que vai te motivar, mas posso te ajudar a descobrir. Se você ainda não tem uma noção do que te motiva, tenho um exercício prático que requer somente duas ferramentas básicas, papel e caneta.

1 AjMZ-T--0xpiK2Yt0s95_A

Tire uma tarde para se concentrar, isso significa sem Facebook, Snapchat, Twitter, Instagram, em geral qualquer serviço ou eletrônico que possa tirar a sua atenção (desliga o computador e coloca o celular no modo avião). Se preferir, vá para uma cafeteria perto de sua casa e comece a listar motivos pelo qual você tem que começar a gerenciar o seu tempo como por exemplo terminar atividades em um tempo mais curto, para sobrar mais tempo para assistir algum seriado, ou conseguir dormir mais todo dia, e não reduzir a sua quantidade de atividades diárias.

Mais uma ajudinha especial para você 🙂

Bem, se você quiser aprender mais como gerenciar o seu tempo de forma dinâmica, teremos um workshop em Gestão de Tempo na Universidade Federal de Pernambuco — UFPE no dia 30 de Abril de 2016 (se você leu este artigo depois desta data, me desculpe, porém não deixe de entrar em contato com a gente, pois talvez possamos encontrar uma formar te ajudar).

E para lhe agradecer, queremos lhe dar um desconto. Basta você clicar em adicionar um cupom e digitar J2.

Bem, agora é com você. Espero que você saia deste artigo inspirado e também descubra a sua motivação para começar a pensar com mais carinho sobre o tempo. Se quiser receber emails sobre este tema ou outros parecidos, pode se inscrever na nossa lista de emails neste link.

Por último, quero te pedir mais uma coisa (na verdade duas), clica no coração aqui em baixo para dar aquela força e compartilha o artigo para ajudar as pessoas ao seu redor.

ps: este post foi publicado originalmente no Medium

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*